Impermeabilização com poliureia
A poliureia é o sistema impermeabilizante mais moderno do mundo, utilizado largamente em lajes de shoppings, indústrias, estádios, estacionamentos e outras grandes obras onde a água simplesmente não pode passar.
O que é poliureia?
A poliureia é uma membrana monolítica de alta espessura, aplicada por spray, com cura rápida e que pode ficar exposta ao tempo. O que isso quer dizer?
A poliureia produz uma membrana única, sem nenhum tipo de emenda por toda sua extensão. Isso significa que a água não tem por onde entrar, sua laje vai ficar ‘envelopada’. Nas tecnologias tradicionais, 90% dos casos de falha na impermeabilização vêm de falha nas emendas. Sem emendas, sem falhas, sem água pingando.
2. Aplicação em spray
A poliureia é um produto bi componente, com mistura na hora da aplicação. Por ser aplicada por spray é muito mais fácil impermeabilizarmos cantos, superfícies arredondadas ou irregulares e chegarmos naqueles lugares de difícil acesso. Com a poliureia, não tem canto que não impermeabilizamos.
3. Cura rápida
Rápida mesmo: em menos de 20 segundos após a aplicação a poliureia já está seca ao toque. Em 2 minutos a área já está impermeabilizada e pode receber chuva, e em 2 horas já está liberada para uso de pedestres.
4. Alta espessura
Uma aplicação de poliureia para impermeabilização tem, em média, entre 1,5 e 2 mm de espessura. Isso é suficiente para sua impermeabilização durar muito mais que os 10 anos que a Polideck dá de garantia.
5. Exposta ao tempo
Pode deixar pegar sol, chuva, granizo e o que mais cair do céu. Diferentemente das impermeabilizações tradicionais, que precisam de proteção mecânica (normalmente, 7 a 10 cm de concreto), a poliureia é feita para resistir às intempéries sem nenhuma perda de suas características.
A poliureia pode ser utilizada como impermeabilizante para jardins, sem nenhum prejuízo para a impermeabilização em si. As raízes não conseguem furar a poliureia.
Vai refazer a sua impermeabilização? Com os sistemas tradicionais você terá que retirar a proteção mecânica (ou seja, quebrar aqueles 7 a 10 cm de concreto e descer todo o entulho), retirar a manta asfáltica velha (mais entulho descendo – e ainda por cima entulho classificado!), aplicar a manda asfáltica nova (sobe manta) e fazer uma nova proteção mecânica (sobe mais um monte de coisa). Com a poliureia nós utilizamos o piso que já está na sua laje, preparamos a superfície, tratamos as trincas, aplicamos o primer, aplicamos a poliureia e pronto! Em muito menos tempo, e com muito menos transtorno, seu empreendimento está impermeabilizado.
Com os sistemas tradicionais, o pinga pinga pode estar aqui e o vazamento acolá. Você tem que quebrar tudo, partindo de onde está pingando, para achar a falha na impermeabilização. Com a poliureia é mais fácil: se pinga aqui, o vazamento está aqui, imediatamente acima. E o reparo é feito rapidamente e sem quebrar nada.
A poliureia é livre de solventes e VOCs, e atente integralmente todas as exigências do LEED.
Norma NBR 16.545/16.